EcoGuias

Guias de Turismo Ecológico

Chapada Diamantina

pantanal marimbusA Chapada Diamantina é uma região de ecoturismo no interior da Bahia, a 427 km de Salvador e a 1.135 km de Brasília, em torno do Parque Nacional da Chapada Diamantina. A cidade de Lençóis é seu polo de recepção, dalí saem visitantes para as outras cidades e suas trilhas, cachoeiras, cavernas, rios, lagos como Marimbus (foto) - e mirantes para paisagens dos vales e paredões.

altodoinacioAlto do Morro do Pai Inácio: final de trilha, de onde se tem a visão panorâmica das serras e vales da Chapada Diamantina.

mapa diamantina

Em torno do parque nacional estão Lençóis (com aeroporto e infra-estrutura de hotéis e guias), Andaraí, Mucugê, Rio de Contas, Iraquara e Palmeiras, além da antiga Vila de Igatu, com suas ruínas de pedras, e Guiné, Ibicoara e Cascavel. Ao lado do parque existem outras duas unidades de conservação: a Área de Proteção Ambiental (APA) de Iraquara/Marimbus, com seu lago e dezenas de cavernas, e o Parque Estadual Projeto Sempre-Viva, em Mucugê, de estudo e pesquisa da flora regional.
 lencois casaroes
Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Lençóis é a principal cidade da Chapada Diamantina e se destaca pela arquitetura colonial no centro histórico, com sobrados da época da extração de diamantes, no Século 19.
O antigo povoado teria registrado em 1845 uma invasão de muitos garimpeiros, que acamparam no alto do Serrano. Lá cobriram suas tendas com tecidos claros que, de longe, pareciam lençóis estendidos - daí o nome. 
Experimentou declinio econômico a partir de 1871, com a descoberta de diamantes na África do Sul. Em 1880 retomou parcialmente as atividades com a valorização do diamante carbonado, largamente utilizado nas indústrias européias da época. Na segunda metade do Seculo 20 encontrou no ecoturismo sua nova vocação, insitucionalizada com a criação do parque nacional.
 lencois mapa
Lençois é uma atração em si mesma - e junto da cidade, ao alcance de caminhadas, há trilhas para cachoeiras, grutas e vistas privilegiada das paisagens, que podem ser feitas com ou sem guias. A cidade dispõe de infraestrutura turística internacional, com aeroporto, vários hotéis e muitas pousadas, restaurantes, lojas de artesanato e pedrarias, agências de ecoturismo, bancos e serviços de transporte.  Por terra pode ser acessada pela BR-242.
 
cumbuca cachoeira
 
pai inacio mapa

A partir de Lençóis é que são organizados os principais roteiros de ecoturismo:

  • Morro do Pai Inácio - Cachoeira
  • Serrano - Salão de Areias - Primavera
  • Córrego do Meio - Sossego
  • Iraquara - Cavernas
  • Rio Garapa - Andaraí
  • Mucugezinho - Poço do Diab

cachoeira pai inacioAo pé do morro do Pai Inácio, um riacho forma a cachoeirina com o mesmo nome.

mucugezinho lencois mapa

Roteiro de Lençois ao rio Mucugêzinho

diabo cachoeira Poço do Diabo, no rio Mucugêzinho

 morrao semprevivas

As sempre-vivas, características da vegetação da Chapada Diamantina, ao pé do Morrão

mirante mucuge mapa

mucuge vistaVale do Mucugê, visto do mirante pelo recorte das rochas em forma de mapa...

antigo mucuge

Centro histórico de Mucugê, conservando traços da arquitetura colonial português.

 andarai cidade

Andaraí é a segunda principal cidade da Chapada Diamantina. É tombada pelo patrimônio histórico com seus casarões, que abrigavam os barões da época dos diamantes. Acessada pela rodovia estadual BA-142, dispõe de alguma infraestrutura.
Dali se visitam pontos de atração internacional, como o Poço Encantado e o Pantanal Marimbus.
poco encantado

Gruta do Poço Encantado, iluminada pelo sol, protegida como monumento natural.

 marimbus andarai

Pantanal Marimbus, em época de boa chuva, com as formações de plantas aquáticas. Em épocas de secas mais longas perde boa parte de suas águas, revelando a aridez do clima de transição do cerrado para a região árida.