EcoGuias

Guias de Turismo Ecológico

Goiás Velho

museu da bandeiraA cidade de Goiás completa 300 anos em 2025. Roteiro ecoturístico importante, formou-se em torno do rio Vermelho, onde os bandeirantes acharam ouro.  O Museu das Bandeiras (foto) é uma boa porta de entrada para este monumento da arquitetura colonial, reconhecido como patrimônio mundial.   

cid goias vista

Fundada pelo Anhanguera em 1725, a antiga Vila Boa dos Goyazes foi capital a partir de 1749, com a criação da província, até 1937, quando o governo do estado de Goiás mudou-se para Goiânia, a 148 km. Com calçamento de pedras e casarões iluminados por lampiões, encanta noite e dia do alto de mirantes como Santa Bárbara. 

mapa df goias

A partir de Goiânia, chega-se pela  GO-070 à cidade de Goiás, conhecida como Goiás Velho.  De Brasília, são 317 km pela BR-060 até Anápolis, cortando à direita para Nerópolis e Inhumas, onde se atinge a GO-070 para Itauçu, Itaberaí e Goiás.  A antiga capital é rota para Aruanã, principal pólo de ecoturismo no rio Araguaia (ver EcoGuia).

rua goias noiteIluminação subterränea recria lampiões que iluminam as casas, as calçadas feitas de lajes e as pedras do calçamento de ruas no centro histórico de Goiás. Esta rua, que vai da ponte sobre o rio Vermelho até a igreja do Rosário, teve como moradora mais recente a poetisa Cora Coralina.