EcoGuias

Guias de Turismo Ecológico

Jalapão

cachoeira da velhaSão 34 mil km2 de um ecossistema frágil, solo arenoso, cerrado ralo e muita água subterrânea, várzeas, rios, paisagens e longas estradas de terra. Pelo sul a entrada é por Ponte Alta, pelo norte parte-se de Palmas,Tocantins. No meio, as dunas cinematográficas e a ruidosa Cachoeira da Velha, no rio Novo, com praias e corredeiras. 

dunas principalPrincipais atrações do lado sul do Jalapão são os cânions e formações rochosas em Ponte Alta, a cachoeira da Velha, em área de preservação, e o parque ecológico das dunas. Logo vem Mateiros, no extremo leste, de onde se vai à cachoeira do Formiga e os misteriosos "fervedouros". A comunidade tradicional do Mumbuca produz  artesanato com o capim dourado, que só existe na região.

mapa jalapao2

 

pedrafurada jalapao

 A Pedra Furada é símbolo da cidade de Ponte Alta, "portal do Jalapão" que pelo lado sul, que tem seus atrativos: cânions, rios, cachoeiras e lagoas no cerrado. Quem chega de Brasília e da Bahia costuma parar por aqui, passear, abastecer-se e entrar pela volta sul do território da jalapa, a planta da região. De carro 4x4  vai a Mateiros, de onde se inicia a volta norte, por São Félix e Novo Acordo, saindo no asfalto para Palmas, no rio Tocantins. 

mapa jalapao 1