EcoGuias

Guias de Turismo Ecológico

Pirenópolis

cachoeira abadePirenópolis e Corumbá formam um pólo de ecoturismo em torno da Serra dos Pireneus, em Goiás, onde nascem para o sul o rio Corumbá, da bacia Paraná-Prata, e para o norte o rio das Almas, afluente do Tocantins. Cachoeiras, trilhas, arquitetura colonial - e muita história do ciclo do ouro no século XVIII. Com boa infraestrutura, fica a 130km de Goiânia e 150km de Brasília, por asfalto.

matriz pirenopolisMatriz de Pirenópolis: destaca-se entre as várias igrejas históricas da antiga Minas de Meya Ponte, concedidas à exploração de portugueses por volta de 1732, por outorga dos primeiros bandeirantes paulistas que haviam fundado Goiás em 1725. Com as minas de Corumbá, a três léguas, Meia Ponte tornou-se importante produtor de ouro e entrocamento comercial no caminho entre as Minas de Goiás e a Vila de São Paulo de Piratininga.

mapa df pirenopolis

Pirenópolis está a 150km de Brasília, a 89km de Anápolis e 130km de Goiânia. Dispõe de uma boa infraestrutura de pousadas e restaurantes. Há também festas folclóricas e religiosas regulares, como as Cavalhadas e a Folia do Divino. Passeios a cavalo levam por rotas antigas, como ruínas de antigos pontos de romaria, passando pelos cumes do Parque Estadual da Serra dos Pirineus.

pirenopolis casaroesCasarões coloniais e ruas com calçamento de pedra, arborizadas, estão bem preservados no centro histórico de Corumbá, com iluminação a lampião elétrico criando efeitos especiais.