EcoGuias

Guias de Turismo Ecológico

Emas/Serranópolis

arara nitidaCupinzais fluorescentes, emas e outros animais, trilhas, cachoeiras, nascentes de grandes rios: o roteiro do Parque Nacional das Emas, na divisa de Goiás com os estados de Mato Grosso, combina-se com a atração arqueológica de Serranópolis, ali perto, onde há 11 mil anos os humanos das cavernas desenharam essa arara numa gruta.

cachoeira pedrariaCachoeira das Pedrarias: as terras de até 800m de altitude, no Parque Nacional das Emas, recarregam o Aquífero Guarani com as águas que saem por nascentes e correm para o sul, bacia do Paraná-Prata, e para o norte, formando o rio Araguaia. Seus 130 mil hectares se espalham entre os municípios de Mineiros, Chapadão do Céu (GO) e Costa Rica (MS).

mapa parquedasemasA região do Parque Nacional das Emas/Serranópolis é servida por diversas rodovias. De Goiânia são 460km pela BR-060 e BR-364 entre Jataí e Mineiros, depois GO-050 para Chapadão do Céu, onde a 30km está a entrada principal do parque. No Museu Histórico de Jataí há material arqueológico de 12 mil anos. Para visitar as grutas em  Serranópolis, procurar a prefeitura e guias da Pousada das Araras, dona das terras em volta.

parque emas panoramica

 Vista panorâmica da região do Parque Nacional das Emas.